Johnson, do Reino Unido, enfrentará voto de desconfiança sobre o escândalo 'Partygate'

110 2022-06-06 12:34:31 Politica
Os parlamentares conservadores desencadeiam uma votação que pode remover Johnson do cargo de primeiro-ministro do Reino Unido, bem como do líder do Partido Conservador.

Os políticos do Partido Conservador do Reino Unido realizarão um voto de desconfiança no primeiro-ministro Boris Johnson na segunda-feira que pode removê-lo do cargo de líder do Reino Unido, bem como do chefe do Partido Conservador.

O funcionário do partido Graham Brady disse que recebeu cartas suficientes de membros do Parlamento exigindo uma votação na liderança de Johnson para desencadear uma. Isso acontece se 54 políticos conservadores – 15% do grupo do partido na Câmara dos Comuns – escreverem para Brady.

“O limite de 15 por cento foi ultrapassado”, disse Brady. Ele disse que a votação ocorrerá pessoalmente na Câmara dos Comuns na segunda-feira entre 18h e 20h (17h-19h GMT).

Se Johnson perder a votação entre os 359 políticos conservadores, ele será substituído como líder conservador e primeiro-ministro. Se vencer, não poderá enfrentar outro desafio por um ano.

A votação é uma chance “de traçar uma linha e seguir em frente”, disse um porta-voz de Downing Street, logo após o anúncio da votação.

“O primeiro-ministro agradece a oportunidade de apresentar seu caso aos parlamentares e lembrá-los de que, quando eles estão unidos e focados nas questões que importam para os eleitores, não há força política mais formidável”, acrescentou o porta-voz.

Clica para ler mais Partilha Agora

Artigos Relacionados