Morreu o general "Kamorteiro", signatário do acordo de paz angolano

177 2022-11-28 17:37:57 Politica
O general angolano Abreu Muengo Ukwachitembo "Kamorteiro", que conduziu do lado da UNITA o acordo geral de paz de 4 de abril de 2002, no Luena, morreu esta madrugada, no Hospital Militar de Luanda, vítima de doença.

A morte do general foi hoje anunciada pela imprensa angolana. O atual chefe de Estado Maior adjunto para a Área Operacional de Desenvolvimento das Forças Armadas Angolanas estava internado no Hospital Militar Central.

O general "Kamorteiro" - cujo nome de guerra significa em língua umbundu pequeno morteiro - foi especialista de artilharia terrestre na extinta FALA, braço militar da UNITA e um dos co-signatários dos acordos de paz para Angola, rubricados a 4 de abril de 2002, entre o Governo suportado pelo MPLA e a UNITA, ao lado do general Armando da Cruz Neto, então chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas (FAA).

A morte em combate do líder fundador da UNITA, Jonas Savimbi, a 22 de fevereiro de 2022, determinou o fim das hostilidades no país, permitindo a assinatura do Memorando de Entendimento do Luena (Moxico), complementar ao Protocolo de Lusaca, de 1994.

Clica para ler mais Partilha Agora

Artigos Relacionados