Rússia diz que forças britânicas explodiram Nord Stream; Reino Unido nega alegação

70 2022-10-30 07:16:35 Politica
Os “especialistas” navais britânicos sabotaram os gasodutos críticos no mês passado, afirma o Ministério da Defesa russo, mas o Reino Unido diz que Moscovo está “inventando histórias”.

O pessoal da marinha britânica plantou explosivos e explodiu os gasodutos Nord Stream no mês passado, diz o Ministério da Defesa da Rússia, uma alegação que Londres chamou de falsa e projetada para distrair as falhas militares de Moscovo na Ucrânia.

A Rússia não deu provas de sua alegação de que um dos principais membros da Otan havia sabotado a infraestrutura crítica russa em meio à pior crise nas relações entre o Ocidente e Moscovo desde as profundezas da Guerra Fria.

O ministério russo alegou que “especialistas britânicos” da mesma unidade que dirigiu ataques de drones ucranianos a navios da frota russa do Mar Negro na Crimeia no início do sábado foram responsáveis pela sabotagem do oleoduto Nord Stream.

“De acordo com as informações disponíveis, representantes desta unidade da Marinha britânica participaram do planejamento, provisão e implementação de um ataque terrorista no Mar Báltico em 26 de setembro deste ano – explodindo os gasodutos Nord Stream 1 e Nord Stream 2, ", disse o ministério.

Clica para ler mais Partilha Agora

Artigos Relacionados