NYT confirma autenticidade de vídeos mostrando prisioneiros de guerra russos executados por ucranianos

131 2022-11-21 10:53:44 Politica
O New York Times confirmou que vídeos circulando online de mais de dez prisioneiros de guerra russos (PoW) sendo executados por ucranianos foram filmados na vila de Makeevka no momento de sua recaptura pelas forças ucranianas.

"Ao comparar os vídeos com imagens de satélite, o The Times confirmou que os vídeos foram filmados em uma casa de fazenda no vilarejo. Alguns dos vídeos fazem parte de uma série de quatro vídeos de drones divulgados em 12 de novembro por um canal pró-ucraniano do Telegram. relatando a recaptura de Makeevka. O Times verificou que os outros vídeos aéreos também foram filmados recentemente na aldeia", disse o jornal no domingo.

Foi enfatizado no relatório que nos vídeos os soldados russos podem ser vistos mortos, posicionados como estavam quando se renderam.

O especialista em acusação de crimes de guerra da Universidade de Utrecht, Iva Vukusic, disse ao jornal que é difícil determinar se um crime de guerra foi ou não cometido pela Ucrânia, com base nas evidências de vídeo. Enquanto isso, o Dr. Haar disse que quando eles se renderam, os soldados russos estavam deitados, aparentemente desarmados.

Clica para ler mais Partilha Agora

Artigos Relacionados