Maduro decide fechar fronteira com Brasil e ameaça fazer o mesmo com Colômbia

82 2019-02-22 11:04:20 Politica
CARACAS (Reuters) - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, decidiu fechar a fronteira do país com o Brasil na noite de quinta-feira e ameaça fazer o mesmo com a Colômbia, ao mesmo tempo em que o líder da oposição Juan Guaidó e cerca de 80 parlamentares ultrapassaram uma série de bloqueios rodoviários para chegar à fronteira colombiana e receber ajuda humanitária.

Em declarações na televisão, Maduro disse que o armazenamento de ajuda para a Venezuela na cidade colombiana de Cúcuta, que faz fronteira com o país, foi uma “provocação”.

Guaidó, que é reconhecido por dezenas de países, entre eles Brasil e Estados Unidos, como o chefe de Estado venezuelano legítimo, está a caminho de um confronto com o governo de Maduro no sábado, quando a oposição tentará garantir a entrada na Venezuela de alimentos e medicamentos atualmente armazenados em países vizinhos.

Maduro nega que o país passe por uma crise humanitária e disse nesta quinta-feira estar considerando fechar a fronteira com a Colômbia e que iria fechar a fronteira com o Brasil, efetivamente bloqueando todo acesso terrestre legal ao território venezuelano.

“Não quero tomar nenhuma decisão deste tipo, mas estou avaliando, um fechamento total da fronteira com a Colômbia”, disse Maduro.

O governo tem dito que soldados estarão mobilizados em pontos oficiais de passagem para reprimir quaisquer “violações territoriais”, embora a oposição possa tentar levar os suprimentos através de qualquer parte das permeáveis fronteiras venezuelanas.

A Venezuela já fechou sua fronteira marítima com as ilhas das Antilhas Holandesas de Aruba, Curaçao e Bonaire, depois que o governo de Curaçao se dispôs a ajudar no armazenamento da ajuda humanitária.

Clica para ler mais Partilha Agora

Artigos Relacionados