Fernando Lucas da Silva, natural de Malange, nasceu em Julho de 1958, no Quéssua. É filho de Lucas da Silva e de Antonica Pereira Dias. Cresceu no bairro Marçal, em Luanda, onde cultivou o gosto pela interpretação musical.
Começou a carreira no grupo Ébanos, como instrumentista e corista, aos 18 anos, a convite de um amigo. Integrou, aproximadamente, um ano, o agrupamento Diamantes Negros, como vocalista e baterista, de 1983-1984.
Realizou a sua primeira digressão com o agrupamento FAPLA-Povo, em Cuba, representado Angola no Festival Mundial da Juventude, numa altura em que cumpria serviço militar. Neste grupo, Robertinho assumia os papéis de instrumentista e corista, juntamente com o cantor Proletário. Poucos anos depois, os dois passam a vocalistas principais.
Mais tarde, ainda na década de 80, decide enveredar pela carreira a solo, lançando a sua primeira música, intitulada “Nguma”, com a banda Os Kiezos, no programa “Bom fim-de-semana”, que procurava novos talentos, sob a égide do Ministério da Cultura. Já a primeira obra discográfica, “Joana”, sai a público em 1992, com seis temas, destacando-se “Joana”, “Samba-samba”, “”Desespero”, “Kalamaxinde” e “Sanguito”.
Fonte:Angop