Certifica-se Como Artista Real Na LEA. Começa Agora
Logo da Lea.co.ao

Artistas Recém Adicionados

Singra
Singra Grupo Musical
📅 24-11-2025
António Guimarães
António Guimarães Realizador
📅 10-12-2025
Os Múmias
Os Múmias Grupo Musical
📅 11-12-2025
Projectos Falhados
Projectos Falhados Grupo Musical
📅 24-11-2025
Ressurreição
Ressurreição Grupo Musical
📅 12-12-2025
Daniell Bendjiza
Daniell Bendjiza Cantor e Produtor
📅 12-12-2025
Renata Torres
Renata Torres Cineasta
📅 01-12-2025
Still Rolling With Times
Still Rolling With Times Grupo Musical
📅 24-11-2025

ARTIGOS

/images/noticias/A Ultima Masoxi e a A Menina da Burca.jpg

Livros "A Última Masoxi e a A Menina da Burca" do escritor angolano Beni Dya Mbaxi chegam no Brasil pela chancela da Editora Cintra.

Fonte Lea.co.ao Data 2023-09-24 20:36:40

Cada vez mais as obras do jovem escritor angolano Beni Dya Mbaxi vem conquistando o país sul americano, Brasil, com as suas obras literárias.

/images/noticias/Jackson Samuel – Das baterias de latas as Yamaha e as Magnas e sempre com Deus.jpg

Jackson Samuel – Das baterias de latas as Yamaha, Magna, PDP X7 e sempre com Deus.

Fonte Lea.co.ao Data 2024-01-27 08:08:53

Desde pequeno já tocava latas, fazia delas uma bateria, posicionava elas num formato de Bateria.

/images/noticias/Klaudio Hoshai firma contratos internacionais.jpg

Klaudio Hoshai firma contratos internacionais e reforça presença artística em Lisboa

Fonte Lea.co.ao Data 2025-10-03 14:37:37

Artista angolano celebra novas parcerias com a Soundsgood e MM Intermedia, ampliando sua projeção na Europa e no mundo

Quem está na lea.co.ao

 Manuel Rui 0

Manuel Rui Alves Monteiro (nascido em 4 de novembro de 1941) é um escritor angolano de poesia, romances, peças de teatro e contos. Tem sido descrito como “o cronista por excelência da Angola pós-independência” através da ficção que apresenta “retratos subtis, complexos, pontiagudos e muitas vezes humorísticos de Angola desde os primeiros anos da euforia do MPLA, em que desempenhou um papel político”.

Manuel Rui nasceu em 1941 no Huambo (então Nova Lisboa), capital de Angola. Recebeu a educação primária e secundária no Huambo. Estudou na Universidade de Coimbra, em Portugal, onde licenciou-se em Direito em 1969. Ainda estudante, Rui participou em eventos literários e políticos e esteve dois meses preso em Portugal. Exerceu a advocacia em Coimbra durante a luta nacionalista pela independência de Angola. Fez parte do conselho editorial da Vértice, revista do Centro de Estudos Literários de Coimbra, onde publicou as suas primeiras obras de ficção em prosa no início dos anos 1970. Adicionalmente, fez parte do Conselho de Administração da Editora Centelha e trabalhou no Centro de Estudos Literários da Associação Académica de Coimbra.

No rescaldo do golpe militar português de 25 de abril de 1974, Rui regressou a Angola para servir como Ministro da Informação do MPLA no governo de transição estabelecido pelo Acordo de Alvor. Em seguida, foi o primeiro representante de Angola na Organização da Unidade Africana e nas Nações Unidas. Também dirigiu o Departamento de Orientação Revolucionária e o Departamento de Relações Exteriores do MPLA. Escreveu a letra do primeiro hino nacional de Angola, "Angola Avante!", A versão angolana de "The Internationale".

O livro de Rui, de 1982, Quem Me Dera Ser Onda, foi descrito como "um clássico da literatura angolana (e africana lusófona)". A obra abordou satiricamente os problemas sociais da época e foi traduzida para vários idiomas. Escreveu frequentemente para jornais e revistas angolanas e publicou alguns livros infantis. Rui leccionou na Universidade do Huambo e é um dos principais romancistas angolanos.

Fonte:Wikipedia

Manuel Rui
 José Massano Júnior 0

Filho de José Massano e de Rosa Pereira da Silva, Massano Júnior nasceu em Luanda, no Bairro Marçal, no dia 10 de Novembro de 1948.

José Massano aponta o cantor Manuel Faria de Assis, Dadinho e seu irmão, Manuelito, dos Kimbandas do Ritmo, como sendo as principais figuras que o impulsionaram para o cultivo e gosto pela música.

Massano Júnior pertenceu a turma dos “Vagabundos”, com Zé Noronha e Victor da Popa Russa, tendo sido um dos fundadores do grupo “ Os Malambas”, em Agosto de 1963, com Kipuka (voz), Dadinho (guitarra solo), Santana (dikanza) e Massangano (viola ritmo), grupo que, mais tarde, passou a designação de “Kipuka e seus Malambas”.

Negoleiros foi o conjunto das suas experiências musicais, a frequência às tertúlias, aliada ao impacto do timbre da sua portentosa voz, foram qualidades que propiciaram uma assinalável solidez artística a Massano Júnior, tendo facilitado a sua inclusão no meio artístico, e consequente admissão, em 1966, com dezoito anos de idade, no conjunto “Negoleiros do Ritmo”.Nos “Negoleiros do Ritmo” encontrou o carismático Dionísio Rocha (voz), Nando Cunha (dikanza) e Jajão (guitarrista), numa altura em que eram frequentes as ausências do Joãozinho Morgado (tambores), o emblemático percussionista que, posteriormente, veio a fazer parte do agrupamento “Merengues”.

Massano Júnior, saído dos “Negoleiros do Ritmo”, fundou o conjunto África Show, aproveitando a dissolução do agrupamento os “Kinzas”, que era constituído por, Tony Galvão (teclas), Zeca Tyrilene (guitarra) e Quim Amaral (guitarra), considerados os verdadeiros fundadores do África Show, incluindo Cestinho Webba, o grande profissional do teclado, que passou pelo África Show, na sua fase derradeira.Fundado em 1968, na sequência de encontros de amigos na casa da Dona Filó, no desaparecido Bairro Indígena, o África Show foi integrando, em vários períodos da sua existência, os guitarristas solo, Nito Saraiva, António Imperial (Baião), dos Jovens do Prenda, que integrou o África Show, em 1960, e autor do sucesso “Kizuapekala lelo”, canção que ficou conhecida na voz de Massano Júnior, Zé Keno, que teve uma passagem fugaz pelo África Show, em 1970, Belmiro Carlos, Carlitos Vieira Dias e Didinho (viola baixo), Raul Tolingas, Vininho e Tinito (percussão, caixa), Cestinho Weba, que veio a substituir o Tony Galvão (órgão), Teta Lando (voz) e Belita Palma, a grande voz feminina que foi, temporariamente, vocalista do África Show.

José Massano Júnior

Produtos & Serviços

Griotologia Kz 1000 Obra Virtual
Raptitivo Kz 1000 Obra Virtual
Eme Mwene Kz 1000 Obra Virtual
Fénix Kz 1500 Obra Virtual


Maximize os leads e as conversões

Garanta contatos de maior qualidade e aumente suas taxas de conversão.

Aumente as vendas online

Esteja presente onde seus clientes estão e impulsione o tráfego para seu site, aumentando as vendas.

Gere mais visitas à loja

Traga mais clientes para o seu estabelecimento e aumente as vendas presenciais.

Entrega ao Domicilio Gratís No Kilamba

Clica aqui para mais informações

Entrega ao Domicilio Gratís No Morro Bento

Liga agora para o nosso pessoal.

Entrega ao Domicilio Gratís Na Maianga

O pessoal da Maianga está a espera