Manifestação da UNITA contra processo eleitoral acontece este sábado

83 2017-05-31 11:15:58 Politica
Partido do “galo negro” apela a manifestações por todo o país. Em causa está a contratação de empresas próximas do MPLA para fazer assessoria das eleições.

A UNITA convocou para sábado, 3 de Junho, uma manifestação nacional para exigir que a Comissão Nacional Eleitoral (CNE) inicie um novo processo contratual das empresas para prestar apoio tecnológico às eleições gerais de Agosto.

Segundo o líder da bancada parlamentar da UNITA, Adalberto da Costa Júnior, foram ontem enviadas cartas a dar conhecimento da acção ao Governo da Província de Luanda, ao ministro do Interior e ao Comandante-Geral da Polícia Nacional.

“Convido todo o país, de Cabinda ao Cunene, do Lobito ao Luau a iniciar esta semana, e das mais diversas formas, uma série de manifestações, que só devem terminar quando a CNE corrigir completamente o que fez mal”, referiu, em conferência de imprensa realizada em Luanda.

Em causa estão alegadas ilegalidades no procedimento contratual de duas empresas, SINFIC, portuguesa, e INDRA, espanhola, para a elaboração dos cadernos eleitorais e o credenciamento dos agentes eleitorais e o fornecimento de material de votação e da solução tecnológica, respetivamente, e que já participaram nas eleições de 2012.

Adalberto da Costa Júnior referiu que a UNITA informou os outros partidos da oposição, que também já manifestaram insatisfação com o decorrer do processo, sobre a sua intenção de realizar a manifestação.

Clica para ler mais Partilha Agora

Artigos Relacionados