A premiação Mulher Forte Literatura Africana MFAAL é uma iniciativa de quatro jovens do Botswana lideradas pela Dra. Paula Otukile, fundadora da literatura africana Mulher Forte.
Todos os caminhos levam à cidade de Francistown, no dia 8 de março de 2024. O objetivo deste festival do livro é melhorar a alfabetização e trazer um renascimento da leitura para o povo de Francistown.
No primeiro dia da premiação haverá uma doação de livros para uma escola local e, no segundo dia, haverá networking de livros, entrevistas e workshops e à noite haverá a quarta premiação Anual de Literatura Africana Mulher Forte.
Pretendem trazer autores de toda a África, incluindo os EUA, o Reino Unido e a Espanha, para citar apenas alguns, mas dão prioridade aos artistas e autores da parte norte do Botswana, porque não concorrem em muitos eventos na sua região relativos a eventos de alfabetização.
Este festival do livro surge no melhor momento em que os livros estão a tornar-se novamente populares, há um grande renascimento de autores locais e africanos, a história dos africanos que não leem está a tornar-se um detalhe do passado agora.
O jovem escritor Beni Dya Mbaxi está na mesma categoria com os escritores angolanos; Mbona, um ilustrador e músico angolano e o Júlio Mateus, um ativista e autor.
Organização afirma que: “A presença dos autores locais está prevista e haverá critérios para escolher aqueles que farão parte do festival internacional do livro.
É o nosso primeiro e esperamos que seja um evento incrível e bonito e queremos que a indústria do livro local venha e se envolva e também que as partes interessadas da indústria do livro façam parcerias e se envolvam no festival do livro.
O planejamento do evento está em fase final, e os convidados já foram contatados, e o mais interessante é fazer parceria com a grande marca local já existente, Mulher Forte Literatura Africana, de uma jovem autora multipremiada de Motswana, Dra. Paula O.M.Otukile, que é indo bem na consultoria de alfabetização internacional e localmente.
Falando com o Dra. Otukile ela disse; O serviço à humanidade é serviço a Deus, os livros para ela fazem parte do serviço e ela está sempre pronta para servir o seu país através da literatura e da alfabetização.
A secretária dos prémios, Sra. Otsile Pule, disse que estava feliz por ter uma melhor experiência este ano, uma vez que os patrocinadores estão disponíveis, ao contrário do que aconteceu no passado, quando eles trabalharam sozinhos.
A equipe previu ter uma transmissão ao vivo no Facebook para quem não puder comparecer, mas promete fazer o melhor para atender mais autores e poetas locais. A senhora deputada Opelo instou os residentes da cidade de Francistown, as pessoas do norte, a apoiarem a sua iniciativa com um grande número”.